1. O que é o SCR?
O Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central do Brasil (BACEN) é um instrumento para monitoramento e consulta das informações geradas pelas instituições financeiras sobre as operações de crédito com seus clientes.
Esses dados são disponibilizados para os integrantes do Sistema Financeiro Nacional para que as instituições possam fazer intercâmbio de informações e com isso avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, criando maior segurança na concessão de crédito, agilizando processos e trazendo maior exatidão nas operações que são substanciais na hora de tratar taxas de juros de acordo com cada cliente.
O SCR permite que você acesse suas próprias informações e visualize quais informações estão dispostas para consulta, além de possibilitar que você peça correção, exclusão ou registro de manifestação de discordância dos seus dados. Por meio do SCR também é possível o cadastramento de medidas judiciais, mediante solicitação à central de atendimento da instituição que realizou o registro dos seus dados no SCR. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do Cliente.
Para consultar as informações em seu nome, acesse o site do https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-relatorio-do-sistema-de-informacoes-de-credito-scr, usando a conta gov.br (nível prata ou ouro).
2. Que dados são registrados no SCR?
São registradas no SCR as seguintes operações: Empréstimos e financiamentos; Adiantamentos; Operações de arrendamento mercantil; Coobrigações e garantias prestadas; Compromissos de crédito não canceláveis; Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar. Demais operações que impliquem risco de crédito.
3. Qual a finalidade do SCR?
Permitir aos clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário;
Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições;
Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do cliente.
As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das Instituições Financeiras. Em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelas Instituições Financeiras, você deve pedir a correção, exclusão ou registro de manifestação de discordância, bem como cadastramento de eventuais medidas judiciais, mediante solicitação direcionada à Central de Atendimento da instituição que efetivou o registro dos dados no SCR.